top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

"ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA..."

15/12/2024

"Águas que caem das pedras No véu das cascatas"


CICLO REGENERATIVO

Dos oceanos à atmosfera, e de volta à terra firme, a água viaja continuamente, transformando-se e apresentando-se a nós em diferentes formatos, cada um deles essencial para dar origem ao mundo que nos rodeia e que conhecemos. Contamos-lhe o que se sabe sobre este espetacular processo natural e sobre as ações que pode realizar como indivíduo para ajudar a conservar este vital recurso. 


DIFERENTES FORMAS

Oceanos, mares, rios, lagos glaciares, lençóis freáticos... São todas as diferentes formas em que a água, um recurso que cobre quase 71% da superfície do nosso planeta, se nos apresenta. No entanto, apesar desta grande abundância, apenas uma pequena fracção é água doce: essencial para o consumo humano e para a vida na terra. A água é uma fonte de vida e um recurso vital para todos os seres vivos do planeta. Embora muito sensível à atividade humana e às atuais alterações climáticas latentes, a água tem um ciclo que a regenera de forma autónoma, o que a torna um recurso ilimitado em condições naturais favoráveis que não ponham em risco a sua conservação.


TERRA! PLANETA ÁGUA

"Água que nasce na fonte serena do mundo

E que abre um profundo grotão

Água que faz inocente riacho e deságua

Na corrente do ribeirão..."


A DIVERSIDADE DE HABITATS

A distribuição deste recurso é completamente desigual, com algumas regiões abundantes em água doce devido à precipitação frequente, e outras que enfrentam regularmente secas prolongadas.

É precisamente esta irregularidade que dá origem à grande diversidade de habitats no planeta, que, em última análise, desempenham um papel vital na regulação do clima global. No entanto, em condições anormais, esta irregularidade pode ter um impacto negativo, conduzindo a secas mais prolongadas do que o habitual, a períodos de baixa pluviosidade em zonas habituadas a eles, ou a inundações imprevisíveis e catastróficas.


CICLO HIDROLÓGICO

Também conhecido como ciclo hidrológico, o ciclo da água é apresentado como um processo contínuo e fechado que movimenta a água existente no planeta através de diferentes estados físicos e localizações no planeta. Começa com a evaporação, onde o calor solar, ao atingir os oceanos, rios e lagos, aquece a água e transforma-a em vapor. Este gás sobe para a atmosfera, mantendo uma temperatura elevada e parando à medida que arrefece.

Quando o vapor perde temperatura, arrefece e condensa, dando origem a nuvens que, em vez de permanecerem estacionárias, são movidas e impulsionadas pelos ventos e correntes atmosféricas.

"Água que o sol evapora

Pro céu vai embora, virar nuvens de algodão

Gotas de água da chuva

Alegre arco-íris, sobre a plantação..."


COMO PRESERVAR O CICLO?

É evidente que a preservação do ciclo é diretamente proporcional à disponibilidade do recurso: com um ciclo danificado, a água não está disponível. Garantir a qualidade deste recurso é, portanto, vital, tanto para todos nós que vivemos atualmente no planeta como para o bem-estar das gerações futuras. Para tal, existem algumas ações práticas, ao alcance de todos, que podem ser significativas neste combate.


ALÉM DE LEVAR FERTILIDADE AO SERTÃO...

"Águas que banham aldeias

E matam a sede da população

Águas que movem moinhos

São as mesmas águas que encharcam o chão

E sempre voltam humildes pro fundo da terra

Pro fundo da terra..."


E POR FIM. ELE PERDEU O MEDO DA CHUVA

"Eu perdi o meu medo

O meu medo, o meu medo da chuva

Pois a chuva voltando

Pra terra traz coisas do ar..."










19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page