top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA E NEGLIGENCIADA

21/12/2024


PERDAS IRREPARÁVEIS DE ESPÉCIES

As mudanças climáticas representam riscos para a sobrevivência de espécies na terra e no oceano. Esses riscos aumentam com a elevação das temperaturas. Agravado pelas mudanças climáticas, o mundo está perdendo espécies a uma taxa 1.000 vezes maior do que em qualquer outro momento na história da humanidade. Um milhão de espécies estão em risco de extinção nas próximas décadas. Incêndios florestais, clima extremo, além de doenças e pragas invasoras estão entre as várias ameaças relacionadas às mudanças climáticas. Algumas espécies conseguirão se deslocar e sobreviver, mas outras não.


UM VERDADEIRO CALDEIRÃO

As emissões de gases de efeito estufa recobrem a Terra, retendo o calor do sol. Isso leva ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história.


COMO SEMPRE. SOBRA PARA OS DE SEMPRE...

O Observatório Copernicus, da União Europeia, confirmou que 2024 foi o ano mais quente da história. Embora nenhum país esteja imune às mudanças acarretadas pelo descuido com o meio ambiente, os mais atingidos, numa lista de 10 elaborada pela Norte Dame Global Adaptation Initiative, são as nações de mais baixa renda, nove delas no Continente Africano.

Nem os Oceanos, de onde retiramos parte da nossa alimentação, escapam das influências negativas do clima. Nos últimos 34 anos, metade dos corais e recifes em todo o mundo morreram, por causa do aumento da temperatura da água e da acidificação causada pela alta concentração de CO2 nos mares.


OS NOVOS REFUGIADOS DO PLANETA

As mudanças no clima e o aumento de eventos climáticos extremos estão entre as razões por trás do crescimento global da fome e da subnutrição. Eventos relacionados ao clima provocaram o deslocamento estimado de, em média, 23,1 milhões de pessoas por ano, deixando muitos mais vulneráveis à pobreza. A maioria dos refugiados vem de países que estão mais vulneráveis e menos preparados para se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.


A HUMANIDADE SE DEIXOU ALIENAR?

Ainda não sabemos ao certo como será o futuro, mas podemos enxergar as tendências. Infelizmente, as recentes inovações, investimentos e patentes indicam que a alienação da humanidade está crescendo e sendo canalizada para o consumismo e as engenharias financeiras.


FAÇA SUA PARTE QUE O CLIMA AGRADECE

A cana-de-açúcar do qual é extraído o etanol, como toda planta, retira o CO2 da atmosfera e o converte em oxigênio - algo que a gasolina e o diesel, derivados do petróleo, não são capazes de fazer. Por se tratar de um combustível renovável e de origem vegetal, o etanol compensa as emissões de dióxido de carbono, provenientes da respectiva queima no motor, durante o próprio ciclo de produção. Face o exposto, o combustível que você abastece o seu carro é: ETANOL, gasolina ou diesel? Tomara que seja o primeiro!

Hummm, o seu carro é elétrico? Que chique, hein? Parabéns!



28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page