01/01/2025
"Algumas pessoas dizem que a Teosofia é indefinível, porque ela é o convite para a gente buscar compreender a verdade num trabalho de contemplação, de interiorização"
PREÂMBULANDO 2025
Segue o gostoso desafio. Que tema abordar na postagem 683 da REM, no primeiro dia do novo ano?
A abre alas de 2025, é uma mulher, mística, russa, fundadora da teosofia e que inspirou movimentos espiritualistas. Helena Blavatsky é quem dará o kick off.
SABEDORIA ETERNA E UNIVERSAL
Em pleno século 19, essa mulher desafiou as diferentes religiões em seus aspectos dogmáticos e corporativos, mostrando que todas elas são imperfeitas e nenhuma possui contato exclusivo com o mundo divino. Ela mostrou que cada grande religião tem, em sua essência, contato interior com a sabedoria eterna e universal que é patrimônio comum de toda a humanidade.
TEOSOFIA
O que significa a palavra teosofia? Sabedoria divina ou sabedoria dos deuses, assim como a teogonia é a genealogia dos deuses. A palavra theos significa “um deus” em grego. Teosofia refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, místicas, ocultistas e especulativas que buscam o conhecimento direto dos mistérios presumidos da vida e da natureza, da divindade e da origem e propósito do universo.
ANOS DE ESTUDO
O interesse pelo esotérico era antigo: Blavatsky dizia ter visões desde criança e ficou muito impressionada ao encontrar livros de ocultismo na biblioteca de seu bisavô materno, o príncipe Pavel Vasilevich Dolgorukov. Ao longo da juventude, teve contato com membros influentes da maçonaria, com quem aprendeu rituais secretos.
TRÊS OBJETIVOS DA TEOSOFIA
Formar um núcleo de fraternidade universal, sem distinção de raça, gênero e crenças
Estimular e encorajar o estudo comparativo de ciência, filosofia e religião, para descobrir a verdade por trás das tradições
Investigar as leis ocultas
O ENCONTRO COM O SAGRADO E O POETA
O poeta português Fernando Pessoa foi um teósofo no sentido exato da palavra; um pesquisador da verdade nas suas múltiplas facetas", consta no livro Voz do Silêncio. A "Teosofia não é uma religião institucional, mas é talvez a possibilidade da gente fazer a religiosidade, a reconexão com o sagrado que foi perdido. É o encontro com o que possa ser o sagrado para além das nossas crenças",
Comments