top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

TEMOS O TEMPO CRONOLÓGICO, O LÓGICO E...

31/12/2024


ADEUS, ANO VELHO, FELIZ ANO NOVO!

O fim e o começo do ano são momentos de reflexão, renovação e novas expectativas. O fim do ano é muito mais do que uma data no calendário: é uma oportunidade de revisar experiências, celebrar conquistas e aprender com os desafios. Para muitos, é também o momento de definir novas metas, reavaliar prioridades e buscar reconciliações importantes.


UMA QUESTÃO DE TEMPO

O tempo, segundo o dicionário Aurélio, é definido como “a sucessão dos anos, dias, horas, etc, que envolve a noção de presente, passado e futuro”. Esse tempo cronológico lida com a quantidade definida em horas, minutos e segundos, com o movimento de rotação do nosso planeta Terra. O tempo cronológico presente é definido pelo relógio, pelo calendário, pelos dias e noites.


PSICOLOGICAMENTE PENSANDO

O tempo psicológico é algo mental e lida com a qualidade do tempo e a nossa percepção de como o tempo passa. O tempo psicológico é normalmente produto de uma experiência anterior, não mensurável, mas unicamente subjetiva. Nós humanos temos uma percepção interna do tempo. O tempo psicológico depende da nossa concentração e atenção, ou seja depende do aqui e agora.


LOGICAMENTE ANALISANDO

Existe ainda uma outra definição Lacaniana, que nos ensina sobre o Tempo Lógico, que foi desenvolvido em 1945 e que tenta alcançar o desejo do inconsciente. Esse conceito de tempo lógico foi primeiramente utilizado por Lacan, para definir o tempo do cliente em sessão no processo de psicanálise. No conceito de Tempo Lógico, a cronologia fica excluída.


AS TRÊS FORMAS TEMPORAIS

O tempo do sujeito de acordo com Jacques Lacan, a saber: o instante do sujeito de ver, que é também definido como o sujeito da imediação. A segunda forma temporal do inconsciente é o tempo para compreender o que o sujeito viu, o tempo da intersubjetividade. A terceira forma temporal é o momento de concluir. É uma espécie de certeza, é como e quando o sujeito chega a sua certeza do saber sobre o que viu e compreendeu. É o Tempo Lógico que recupera as formas do sujeito que vai organizar as suas ideias.


PASSAGEM DO ANO

"O último dia do ano

Não é o último dia do tempo.

Outros dias virão

E novas coxas e ventres te comunicarão o calor da vida.

Beijarás bocas, rasgarás papéis,

Farás viagens e tantas celebrações..."

Carlos Drummond de Andrade


ORAÇÃO AO TEMPO

"És um senhor tão bonito

Quanto a cara do meu filho

Tempo, tempo, tempo, tempo

Vou te fazer um pedido

Tempo, tempo, tempo, tempo

Compositor de destinos

Tambor de todos os ritmos..."

Caetano Veloso







23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page