23/12/2024
COMO SURGIU A LENDA?
Entre as diversas tradições típicas do Natal em cada lugar do mundo, uma é bem presente em diversos países: o Papai Noel. Seu nome pode ser diferente em cada lugar, como Santa Claus, Papá Noel, Viejito Pascuero, Pai Natal… Só que em todos os lugares ele representa o mesmo velhinho bondoso que presenteia (especialmente as crianças) no Natal.
Mas como surgiu a lenda do Papai Noel? Ele seria, de fato, inspirado no popular santo católico São Nicolau?
QUEM FOI SÃO NICOLAU?
Como mostra a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido), São Nicolau foi um bispo que viveu no século 4 na cidade portuária de Myra – uma antiga cidade grega que hoje é a localidade de Demre, na atual Turquia. Ele foi bispo de Myra, nasceu na antiga cidade portuária Lícia e, quando jovem, viajou para a Palestina e para o Egito.
Segundo relatos que fazem parte de sua história apresentada na Britannica e no site do Vaticano, Nicolau foi preso e provavelmente torturado durante a perseguição aos cristãos pelo imperador romano Diocleciano, mas foi libertado sob o governo de Constantino, o Grande, e teria falecido em Myra em 343 d.C.
SÃO NICOLAU-PROTETOR DOS POBRES
O relato do site do Vaticano diz que Nicolau era filho de pais ricos, mas que ficou órfão ainda bem jovem e empregou toda a sua riqueza em ajudar os pobres e enfermos, tendo sua vida dedicada a auxiliar os necessitados – especialmente jovens e crianças.
Depois da morte de Nicolau, o seu túmulo em Myra tornou-se logo um local de peregrinação e as suas relíquias foram consideradas milagrosas, como explica o Vatican News. Em 1087, marinheiros italianos roubaram grande parte de seus restos mortais de Myra e os levaram para Bari, na Puglia, sul da Itália.
SÃO NICOLAU E A TROCA DE PRESENTES
Um artigo da Universidade de Queensland, na Austrália, “o ato de dar presentes em dezembro é influenciado pela história local de caridade e pelos milagres de São Nicolau”, que ajudava lojistas, estudantes e jovens mulheres em situações difíceis.
Isso contradiz a crença popular de que a tradição de troca de presentes em dezembro estaria ligada à celebração do nascimento do profeta Jesus no dia 25 deste mês, feita pelos para os cristãos católicos que celebram a Natividade.
O MITO DO PAPAI NOEL
Já ao longo dos séculos, a figura generosa de São Nicolau se misturou “a pelo menos três figuras do folclore e da mitologia europeus” para dar origem ao mito do Papai Noel, diz a NatGeo espanhola.
Uma delas teria sido o deus nórdico Odin que, segundo as crenças dos povos europeus do norte, “andava em sua carruagem pelos céus na noite de 21 de dezembro, recompensando os virtuosos e punindo os perversos”, diz o artigo da Espanha.
OUTRAS PALAVRAS E OUTRAS HISTÓRIAS
Outra história antiga diz que “a personificação pagã do Natal era a de um homem idoso com uma longa barba branca e um chapéu coroado com ramos de visco”. “Ele teria vários nomes distintos e equivalentes a Father Christmas (já que nöel é a palavra francesa para o Natal)”.
Por fim, em alguns países europeus “desenvolveu-se um personagem baseado em São Nicolau chamado Mikulás (no Leste Europeu) ou Saintklaas (no Norte), um homem idoso com vestes de bispo que, na vigília de 6 de dezembro, deixa presentes para as crianças em uma bota colocada no parapeito da janela”. Essa seria a figura mais parecida com a do Papai Noel vigente hoje.
CANTANDO E VOLTANDO AO PASSADO
"Anoiteceu, o sino gemeu
E a gente ficou feliz a rezar
Papai Noel, vê se você tem
A felicidade pra você me dar
Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim, felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel..."
コメント