top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

PLACAS TECTÔNICAS


05/10/2024


INTRIGANTES MISTÉRIOS DA NATUREZA

A camada superior da Terra, composta por rochas fortes e rígidas, é denominada litosfera e está dividida em grandes fragmentos chamados placas tectônicas que estão localizadas acima de uma camada do interior do planeta chamada astenosfera, que é de natureza mais plástica, com uma densidade intermediária entre o sólido e o líquido. Isto permite que as placas se movam para todas as direções.


O MOVIMENTO DA LITOSFERA

O que você colocaria na lista das maiores descobertas científicas do século 20? Teoria da Relatividade Geral? Mecânica Quântica? Alguma coisa na área da genética, talvez?

Algo que definitivamente deveria estar entre as menções de todos é a descoberta das placas tectônicas - a descrição de como a "capa" externa rígida do nosso planeta (litosfera) se move e recicla.


E TUDO COMEÇOU HÁ...

A história remete a 1915, com Alfred Wegener, explorador de regiões polares e meteorologista alemão que normalmente associamos com a teoria da deriva continental.

Wegener via que os continentes não estavam estáticos, que devem ter se movido ao longo do tempo e que as costas da América do Sul e da África pareciam ter um bastante suspeito ajuste quase perfeito, como se tivessem sido unidas um dia. Mas ele não conseguiu desenvolver um mecanismo convincente que explicasse esse movimento.


AS PLACAS VÊM DO OCEANO

Foi necessário esperar pela Segunda Guerra Mundial terminar e tecnologias que trouxe, como as ecossondas e os magnetômetros.

Desenvolvidas para perseguir submarinos e encontrar minas, essas duas invenções foram usadas com outra função nos tempos de paz: para investigar as propriedades do solo marinho. E foram essas pesquisas que revelaram como as placas são formadas em cristas no meio do oceano e destruídas em suas margens, ao ficarem sob os continentes.


CONVECÇÃO DO MANTO

A principal força motriz por trás do movimento das placas tectônicas é a convecção do manto. O manto, que é composto por rochas quentes e semissólidas, movimenta-se lentamente como resultado do aquecimento e resfriamento do material. Este processo dá origem à convecção, que por sua vez, empurra e puxa as placas tectônicas à medida que elas se movem pelo planeta.


CONCLUSÕES

Nada é esgotado na ciência. Ainda há um debate grande, por exemplo, sobre quando e como as placas tectônicas começaram na Terra.

A resposta para isso seria: há mais de quatro bilhões de anos, como resultado dos impactos de asteroides, conforme argumentou um artigo recente da publicação científica Nature Geoscience.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page