top of page

OS ESSÊNIOS

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 13 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

13/06/2024


TEOLOGIA APOCALÍPTICA

Os essênios eram uma seita judaica que emergiu no segundo século antes de Cristo e estabeleceu uma comunidade em Qumran. A teologia dos essênios é descrita como apocalíptica, do grego apokalypsis, "revelação do oculto" ou "conhecimento secreto". Refletindo sobre os desastres nacionais - invasões estrangeiras - de Israel, os Profetas de Israel haviam predito que Deus interviria na história humana mais uma vez, nos últimos dias.


SIGNIFICADO DO NOME

O nome "essênio" ainda é um problemático debate entre acadêmicos. A palavra em si não aparece nos seus manuscritos, mas somente nos escritos de pessoas de fora do grupo. Aqui encontramos "essaios", sem explicação, mas isso pode indicar "santidade" ou "praticantes da Torah".


SECTARISMO JUDAICO

Vários grupos de judeus formavam seitas em seu corpo religioso. Todos concordavam com o básico da Lei de Moisés e dos livros dos Profetas. A grande diferença era a habilidade para viver nessa cultura grega cosmopolita, mantendo as tradições e marcadores de identidade próprios dos judeus. O grupo conhecido como essênios estava entre os maiores opositores da ordem Asmonita de então, assim como eram contra a forma como o Templo estava sendo conduzido.


CONHECENDO A SEITA

A partir dos detalhes de Josefo é possível resumir o seguinte sobre os essênios: Por volta de 150 a.C., um anônimo conhecido como "Mestre de Justiça", opondo-se aos Asmoneus, levou seus seguidores ao deserto e estabeleceu uma comunidade em Qumran.

Os essênios também viviam em povoados e cidades, onde os membros se casavam. Havia uma comunidade em Jerusalém.

Os membros passavam por um período de iniciação de três anos (depois adotado pelos cristãos) e enfatizavam rituais com água como o batismo e a restauração da pureza.


TREVAS E LUZ

Para os essênios, a história era dividida entre a atual era corrupta e a futura era de perfeição. Entendia-se que a humanidade consistia de dois campos opostos: os filhos das trevas e os filhos da luz (os essênios pertencendo à última).


CHEGANDO AO FINAL

Os essênios foram capazes de manter suas visões apocalípticas e seu estilo de vida até a Grande Revolta Judaica de 66 d.C.. Alguns deles participaram na revolta contra Roma, talvez vendo nela uma batalha final. João, o Essênio, é listado como um general em Galileia, e pode ser que alguns tenham estado entre os zelotas na resistência final em Massada.



 
 
 

Kommentare


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page