top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

O IMPRESSIONANTE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO

07/01/2025

“A terra não nos pertence, nós pertencemos a Terra” - Chefe Seattle


UM CRESCIMENTO EXPONENCIAL

A população humana gastou 1500 anos para dobrar de tamanho e deve gastar menos de 100 anos para quadruplicar de 2 bilhões em 1927 para 8 bilhões em 2025.


HÁ 90 MIL ANOS ATRÁS, MEU RAPAZ O Homo Sapiens surgiu na África e iniciou seu processo de migração para fora do continente por volta de 90 mil anos atrás. O número total de indivíduos da espécie permaneceu baixo (menos de um milhão de pessoas) até o início da revolução agrícola que ocorreu aproximadamente 10 mil anos atrás. Mas com o crescimento da produção agrícola e o avanço das cidades, a população mundial, aproveitando a ampla disponibilidade de recursos naturais, chegou a 5 milhões de habitantes por volta do ano 8 mil anos atrás.


A MARCA DE ONZE BILHÕES

As novas projeções populacionais indicam que nove países serão responsáveis por mais de metade do crescimento da população projetado entre agora e 2050. Em ordem decrescente do esperado aumento, são: Índia, Nigéria, Paquistão, Congo, Etiópia, Tanzânia, Indonésia, Egito e Estados Unidos. A população mundial deve atingir o seu pico de quase onze bilhões até o fim do século.


EFEITOS COLATERAIS. A CRISE JÁ BATE À PORTA

A concentração de CO2 na atmosfera já passa de 415 partes por milhão (ppm), quando o nível minimamente seguro é 350 ppm. O aquecimento global e a subida do nível dos oceanos ameaça diretamente 2 bilhões de pessoas que vivem a menos de 2 metros do nível do mar. A degradação dos ecossistemas agrava as perspectivas ambientais para as próximas décadas. O Antropoceno (nova época geológica) está provocando a 6ª extinção em massa das espécies da Terra.


ESSA DÉCADA, NÃO SERÁ IGUAL AQUELA QUE PASSOU

Afirma o articulista José Eustáquio Diniz Alves: "Mesmo já ultrapassando a capacidade de carga do Planeta e já tendo dificuldades para garantir a segurança alimentar e a manutenção da biodiversidade, A continuidade do crescimento demoeconômico e da pegada antrópica (realizada pelo homem), no contexto do metabolismo entrópico (grau de desordem), pode levar ao colapso da economia moderna. Os custos sociais e ambientais podem ser catastróficos se a queda da fecundidade não se acelerar e se não houver um decrescimento da produção e do consumo da população mundial."


TEM COMO PARAR O MUNDO PARA EU DESCER?

Como dizia o cantor mineiro Silvio Brito na sua canção: "Pare o mundo que eu quero descer. Que eu não aguento mais ter que pagar pra nascer. Ter que pagar pra viver. Ter que pagar pra morrer..."





14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page