top of page
Buscar

ESTOICISMO E A SAÚDE MENTAL

Foto do escritor: Antonio Jose SilvaAntonio Jose Silva

10/02/2025


O SURGIMENTO DA FILOSOFIA ESTOICA

Há mais de 2 000 anos, Zenão, um rico comerciante grego, naufragou e perdeu tudo. Buscando respostas sobre como viver a melhor vida possível, ele visitou o Oráculo de Delfos, no Templo de Apolo. A resposta do oráculo levou à fundação do estoicismo – uma filosofia transmitida de comerciante a filósofo, de viajante a escravo e de escravo a imperador. Durante séculos, o estoicismo guiou as pessoas através da tirania, da doença, da guerra e das muitas dificuldades da vida, evoluindo para enfrentar as lutas de cada época.


RESPOSTA À CRISE DE SAÚDE MENTAL

Ensinamentos do estoicismo, escola com mais de 2 000 anos de história, ganham popularidade nas redes sociais em meio a "epidemia de ansiedade"

Filosofia estoica: os conselhos e lições dessa antiga corrente de pensamento atraem uma legião de pessoas em busca de uma vida mais equilibrada. Se a diferença entre o veneno e o remédio está na dose, na farmacopeia da internet ela provavelmente reside no perfil e no tipo de conteúdo que a gente acompanha – e no tempo dedicado às telas.


NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR

A ansiedade é mais comum do que nunca e sei que muitas pessoas se sentem como eu me sentia: presas. O estoicismo me libertou, mas foram necessários tempo, esforço e inúmeras falhas antes que eu realmente entendesse seus ensinamentos. É por isso que escrevi o livro: para tornar esses princípios mais fáceis de compreender e, eis a minha esperança, encurtar a jornada de outra pessoa em direção à liberdade. Afirma Willian Mulligan.


QUEM É ELE

Willian Mulligan é um influenciador digital improvável. O jovem britânico arregimenta mais de 500 000 seguidores no Instagram e outros 437 000 fãs em seu canal no YouTube para falar de… filosofia estoica. Mulligan descobriu os estoicos através do imperador-filósofo Marco Aurélio aos 18 anos, e esse contato foi libertador. Desvencilhou-se de uma ansiedade limitante e transformou sua experiência numa causa a ser expandida pelos canais digitais. Sua matéria-prima – que contempla ensinamentos de autores que viveram há mais de um ou dois milênios – vem de uma filosofia pé no chão e mão na massa


ARREBENTE OS GRILHÕES

Quem você poderia ser se removesse suas crenças e medos limitantes? E se você não se preocupasse com o que as pessoas pensam e pudesse realmente florescer em todo o seu potencial? Você merece ser essa pessoa e você pode ser essa pessoa. Todos nós podemos ser essa pessoa.

Não por magia ou ilusão, mas porque nascemos como essa pessoa – até deixarmos as limitações nos acorrentar. Depois de conhecer essas correntes, você pode começar a removê-las, pouco a pouco. Pequenos passos diários percorrem grandes distâncias.

Willian Mulligan.


E POR FIM

“Você, que é capaz, e que entende de onde e para onde vai seu caminho, e que, por essa razão tem uma ideia da distância a percorrer, ajuste seu caráter, desperte sua coragem, e fique firme em face das coisas que o tem aterrorizado” – Sêneca, Carta 29, Sobre evitar ajudar os não interessados

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page