top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

ENSINAMENTOS BUDISTAS

06/07/2024


DESPERTO E ILUMINADO

O budismo é uma doutrina religiosa e filosófica baseada nos ensinamentos deixados pelo Buda Sakyamuni, nascido Siddartha Gautama. A palavra “buda”, do sânscrito, significa “desperto, iluminado” ou “aquele que despertou do sono da ignorância”. “Sakyamuni” quer dizer “o sábio do clã dos Sakya” (uma das quatro linhagens do budismo, sendo as outras três Nyingma, Kagyu e Gelug).


A ESSÊNCIA DOS ENSINAMENTOS

As Quatro Nobres Verdades formam a essência dos ensinamentos do budismo. O objetivo principal é libertar-se do sofrimento. Buda afirma que há um caminho para superar o sofrimento, que é explicado no Nobre Caminho Óctuplo. Os ensinamentos mais básicos do budismo resumem-se a evitar ações não virtuosas, fazer o bem e dominar a própria mente.


1ª NOBRE VERDADE – A verdade do sofrimento (dukka)

O ser humano sofre. Fora do equilíbrio natural, a vida humana gera todo tipo de sofrimento – físico, mental ou emocional. Para atingir o equilíbrio, é necessário estar sintonizado aos movimentos do universo. Interromper esse fluxo coloca o ser humano em sofrimento, daí o apego a situações e a estados que ele acredita que vão durar para sempre. Mas o universo é movimento.


2ª NOBRE VERDADE – A causa do sofrimento (samudaya)

Quando o ser humano não aceita o fluxo natural do universo, negando a sua impermanência, ele foge do aqui e do agora, ficando preso ao passado ou ao futuro, então deseja sempre estar em outra situação. Isso gera frustração e sofrimento em vários níveis. Sendo assim, a causa do sofrimento é o desejo, aquele de negar a mutação e a brevidade das coisas, o que está completamente fora de sintonia com as leis naturais do universo. Só o momento presente é capaz de libertar o ser humano desses desejos nulos.


3ª NOBRE VERDADE – Cessar o sofrimento (nirhodha)

“Esteja com este momento”, dizia Buda. Isso significa que devemos estar no aqui e no agora, não presos ao passado nem apreensivos com o futuro. Precisamos estar em sintonia com as leis naturais do universo e aceitar a sua impermanência.

Aquele que está no momento não sofre, pois não está apegado ao desejo. É cessando esses desejos infrutíferos que o ser humano se liberta das rodas da matéria, expandindo sua consciência e dominando sua própria mente.


4ª NOBRE VERDADE – o caminho que nos liberta do sofrimento (magga)

Transcender o eu (ego) é o caminho, segundo Buda. Essa nobre verdade é parte de um conjunto de oito práticas chamado Nobre Caminho Óctuplo, um dos maiores ensinamentos budistas, também conhecido como o Nobre Caminho Óctuplo ou o Caminho do Meio (pois baseia-se na moderação e no equilíbrio e evita-se qualquer extremismo – positivo ou negativo.


CAMINHANDO PARA O FINAL

Três coisas não podem ser escondidas por muito tempo: o sol, a lua e a verdade. A verdade não está lá fora, a verdade está dentro de você. Há somente dois erros que se podem fazer ao longo do caminho para a verdade: não ir até ao fim, e não partir. A verdade está dentro de nós.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page