top of page
Buscar
  • Foto do escritorAntonio Jose Silva

COMPLEXO DE VIRA-LATA

21/09/2024


SÍNDROME DA PEQUENEZ

A expressão complexo de vira-lata surgiu com o escritor Nelson Rodrigues quando falava de um trauma brasileiro no futebol de 1950. A síndrome de vira-lata é uma inferioridade voluntária sobre tudo aquilo que vem do mundo.

Ela acaba por criar um narcisismo reverso, fazendo com que a pessoa valorize o outro antes dela mesma.

O complexo de vira-lata é quando alguém se coloca para baixo e acha que tudo que vem de fora é melhor. Isso quer dizer que a pessoa não valoriza sua própria cultura, inteligência, economia e moral, mas elogia o que vem de outros lugares.


EXEMPLO RECENTE E ELOQUENTE DE VIRA LATISMO

Simplesmente estupefaciente o que diz Deltan Dallagnol, ex-procurador da república, ex-coordenador da Lava Jato e ex-deputado cassado pelo TSE sobre o suposto "xeque-mate" dado por Elon Musk, dono da plataforma X, na justiça brasileira. Veja o vídeo no link abaixo. É sobre isso...


RESQUÍCIOS PERENES DA COLONIZAÇÃO

É impressionante como a “síndrome da pequenez” afeta uma parte significativa do povo brasileiro, um complexo de inferioridade que aniquila o nacionalismo, o patriotismo tão necessário a um país que deseja ser uma pátria livre e soberana. A cultura de colonizados, leva uma grande parcela do país a achar que “a galinha do vizinho é sempre melhor que a dele”, muito mais se a galinha for “made in EUA”.


MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Diante de mais uma transgressão e descumprimento de decisões do STF por parte do neocolonizador, nascido em Pretória, África do Sul e naturalizado americano, assim classificou Alexandre de Moraes a "esperteza" de Elon Musk: "dolosa, ilícita e persistente recalcitrância da plataforma X no cumprimento de ordens judiciais."

"O BRAZIL TÁ MATANDO O BRASIL"

A música Querelas do Brasil, de Aldir Blanc e Maurício Tapajós é uma sátira à desnacionalização da cultura brasileira, que retoma um pouco aquelas imagens clássicas dos dois brasis – um Brasil negando o outro. "O Brazil não conhece o Brasil

O Brasil nunca foi ao Brazil

Tapir, jabuti

Liana, alamanda, ali, alaúde

Piau, ururau, aki, ataúde

Piá carioca, porecramecrã

Jobim akarore, jobim açu

Uô, uô, uô..."


NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA SOCIAL

Convido vocês a conhecerem uma excelente dissertação, com o título: A psicologia social do complexo de vira-lata: conciliando distintividade positiva e justificação do sistema, de autoria Marcos Francisco dos Santos, publicada em 19-Mar-2019. Onde aparecem resultados de estudos que mostram a presença de um “efeito vira-lata” seletivo. A discussão dos resultados sugere existir um “complexo de vira-lata” no comportamento dos participantes e que esse complexo pode representar uma solução de compromisso entre o desejo de reafirmarem o status quo das relações raciais no Brasil e a motivação deles para distinguirem positivamente a identidade nacional de atributos africanizados.








11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page