top of page
Buscar
Foto do escritorAntonio Jose Silva

A IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA DA REGIÃO ÁRTICA

09/01/2025


GROENLÂNDIA A MAIOR ILHA DO MUNDO

Um estudo da Universidade de Barcelona analisou episódios extremos de derretimento na Groenlândia entre 1950 e 2022. Os resultados mostram números de perda de água de derretimento que, em média, atingiram cerca de 300 gigatoneladas por ano - o equivalente a um volume de cerca de 48 milhões de piscinas olímpicas por ano - entre 1980 e 2010.

O aquecimento do planeta e da maior ilha do mundo ainda deve abrir novas rotas de comércio, encurtando as viagens entre os EUA e os mercados asiáticos.

Mas isso também abrirá a região para uma verdadeira disputa geopolítica entre EUA, Europa, Rússia e China.


UMA IMPORTÂNCIA QUE TRANSCENDE

Região ártica tem importância geopolítica, econômica e ambiental. “Se a gente entender que o Ártico não é simplesmente a camada de gelo boiando em cima do oceano, conseguimos perceber que tem uma importância não só geopolítica” O Ártico, localizado no hemisfério norte, é uma região de grande importância no cenário internacional, apesar de sua baixa visibilidade. Diferentemente da Antártida, que é um território destinado à exploração pacífica, a região ártica é formada pelo território de oito países e está condicionada às regras de soberania da ONU.


O CÍRCULO ÁRTICO

É uma região que existe sob a jurisdição de oito países: Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Islândia. Junto, esses países formam o Conselho do Ártico, órgão que toma decisões relacionadas à região. É esse encontro entre territórios que são permeados por interesses econômicos e políticos entre países e povos originários da região que constitui um dos motivos que a tornam de grande importância para o cenário internacional.


DE OLHO GRANDE NOS RECURSOS MINERAIS

O superaquecimento global vem provocando alterações no clima do planeta, causando o derretimento das calotas polares. Isso cria uma mudança na forma como os países exploram os recursos locais. “Há uma série de dispositivos da convenção das Nações Unidas sobre direitos do mar e alguns para exploração de recursos que estão em alto mar, então a regulação desse espaço está limitada”, conta o pesquisador Capella, ao explicar as limitações que a região possui.

Segundo ele, o superaquecimento global e as limitações de explorações marítimas podem afetar a forma como os países exploram os recursos minerais, que antes estavam indisponíveis por conta do gelo.


O GOLPE TRUMPISTA

"Trump sabe que o mundo está derretendo, por isso quer a Groenlândia. Uma das primeiras medidas do presidente eleito deve ser a retirada dos EUA do Acordo de Paris, assim como a aprovação de um desmonte das regulações ambientais em seu país. Mas é justamente apostando no aquecimento global e no derretimento dos polos que Trump faz sua ofensiva sobre a Groenlândia." Diz o correspondente internacional, Jamil Chade


NOVAS ROTAS DE COMÉRCIO

O aquecimento do planeta e da maior ilha do mundo ainda deve abrir novas rotas de comércio, encurtando as viagens entre os EUA e os mercados asiáticos.

Mas isso também abrirá a região para uma verdadeira disputa geopolítica entre EUA, Europa, Rússia e China.

De fato, a região do Ártico está se aquecendo quatro vezes mais rápido do que o resto do mundo nas últimas quatro décadas, de acordo com um estudo de 2022 realizado por cientistas finlandeses e noruegueses. Alguns estudos projetam que as rotas do Ártico poderão ser de 30% a 50% mais curtas do que as rotas do Canal de Suez e do Canal do Panamá, com um tempo de trânsito reduzido em cerca de 14 a 20 dias.


E POR FIM, SETENCIA JAMIL CHADE

"Ao mostrar sua ambição pelo território ártico, o presidente eleito (Donald Trump) está provando que o negacionismo climático é coisa de charlatães."

Acredita na "transparência" da intenção dos negacionistas de plantão quem quer...


                                               



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page