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  • Foto do escritorAntonio Jose Silva

19/09/2024


REFLEXÃO INICIAL

"A vida deve ser estudada e indagada lá onde aparece suprema, mais elevada segunda nossa experiência, vale dizer no homem. É inútil buscar a vida dentro de um fóssil, ou dentro de uma planta. Indaguemos, em vez disso, os horizontes do ser psíquico do homem, que nos dirá muito mais”


ESTUDO DO QUE TRANSCENDE

A metafísica é um dos temas mais importantes da Filosofia.

São objetos de estudo da metafísica. O fundamento comum de tudo o que existe, a alma, Deus, a finalidade da existência e o ser enquanto ser, por exemplo.


QUAL É O SENTIDO DA VIDA?

Essa questão metafísica acompanha a humanidade desde sempre. O sentido da vida é um questionamento filosófico sobre o significado e propósito da existência humana. É algo que guia e assombra, e que é construído a partir do significado que damos a tudo o que nos rodeia. O sentido da vida pode ser encontrado em diferentes áreas do pensamento humano, como a religião e a filosofia. No entanto, provavelmente não haverá uma resposta que satisfaça a todos.


MOTOR DE PROPULSÃO

Ao longo da história, a metafísica assume diversos significados distintos. A ideia surge na filosofia de Platão, se referindo ao seu "mundo das ideias", à verdade, que daria origem a tudo o que conhecemos.

Para Aristóteles, a metafísica é, simultaneamente, ontologia e teologia, enquanto se ocupa do ser supremo na hierarquia dos seres. Esse ser supremo seria a causa de tudo aquilo que existe, o primeiro motor imóvel que pôs o universo em movimento.


EXPLICANDO DEUS

Para explicar Deus, a metafísica recorre à razão enquanto a teologia se baseia na revelação divina.

Na Idade Moderna, ocorre uma separação entre a concepção aristotélica e a platônica. A metafísica como ontologia se converte em teoria do conhecimento e teoria da ciência (epistemologia); como ciência do transcendental, se converte em teoria da religião e das concepções do mundo.


PENSAMENTO DE KANT SOBRE METAFÍSICA

Em Kant, podemos falar de metafísica em sentido amplo e em sentido estrito. O primeiro é composto por uma parte crítica (responsável por realizar a crítica da razão) e por um sistema da razão pura (ciência do conhecimento racional a priori constituído através de conceitos).



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